sexta-feira, 14 de setembro de 2012

O que é um ábaco?

                   O QUE É UM ÁBACO?


      O ábaco foi construido para ser um instrumento de cálculos.Foi construido em pedras,madeira,com bastões ou arames paralelos em retas,dispostos na vertical,correspondendo cada reta uma posição numerica (unidade,dezena,centena,milhar,etc),onde os elementos de contagem( pedras,discos,bolas,etc) podiam deslizar-se livremente por elas.

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                OS DIFERENTES TIPOS DE ÁBACOS, A HISTÓRIA DO SEU SURGIMENTO E A UTILIDADE PARA HUMANIDADE

Mesopotâmico (data de origem desconhecida)





Acredita-se que o primeiro ábaco mesopotâmico possa ter sido construído em pedra lisa, coberta por areia ou pó. Sendo desenhadas na areia as letras (ordem decimais) e utilizando pedras para calcular. Babilônio (2700-2300-a.C)




Os Babilônios usavam o mesmo método mesopotâmico. Sabe-se que os mesmos utilizavam o ábaco, além de operações de adição e subtração, para cálculos mais complexos.


Egípcio (data de origem desconhecida)

Arqueologistas encontraram diferentes formas de discos, que eles deduziram terem sido usados para a resolução de cálculos matemáticos, porem não foi encontrada nenhuma pintura nas paredes que fortalecesse essa afirmação.

Grego (1846- 300anos a.C )

Foi encontrado um ábaco, predominante desta data na Ilha grega de Salamina,feita em mármore,com 149 cm de comprimento,por 75 cm de largura e 4,5 cm de espessura, com 5 grupos de marcações

Romano (data de origem desconhecida)




Era uma tabua de madeira que com 8 rachaduras grandes (o uma linha reta) contendo 5 bolas em cada uma e 8 pequenas rachaduras, com ou sem nenhuma bola, onde se movimentavam as pedras conforme os cálculos realizados.


Indiano (
Século I )



Os indianos usavam o termo shunya para indicar uma coluna vazia no ábaco. (relato encontrado em textos hindus).



Chinês (Século I)

Foi chamado pelo nome de Suanpan,em menções registradas em antigos livros. Nos dias de hoje, um Suanpan tem cerca de 20 cm de altura e vem em variadas larguras, dependendo do fabricante. Tem habitualmente mais de sete hastes. Existem duas bolas em cada haste na parte de cima e cinco na parte de baixo, para números decimais e hexadecimais.


Japonês (Dinastia Han Oriental)




Éra uma tabua chamada de Soroban, que quer dizer: tabua de contar, sendo uma versão modificada da suanpan chinesa.



 


Nativos americanos (antes do Século XVI)

 

Éra um sistema a base de cordas que sevia para registrar os dados numéricos, teve origem da antiga cultura azteca,os dados eram feitos utilizando uma yupana.Os cálculos eram baseados na Sequencia Fibonacci (é uma sequencia de numeros naturais, na qual os primeiros dois termos são 0 e 1, e cada termo subsequente corresponde à soma dos dois precedentes), utilizando 1,1,2,3,5 e múltiplos de 10, 20 e 40 para os diferentes campos do instrumento.





Russo (data de origem desconhecida)





O ábaco russo tinha apenas um lado comprido, com 10 bolas em cada fio (excepto um que tem 4 bolas, para fracções de quartos de rublo). Este costuma estar do lado do utilizador.Foi utilizado em escolas russas até o ano de 1990,onde foi substituido pela calculadora.



Mais informações sobre o ábaco.Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81baco

O Ábaco.Disponível em: http://mdmat.mat.ufrgs.br/anos_iniciais/materiais/abaco.htm




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Atividades utilizando o ábaco como recurso para compreensão das casas decimais






Utilizando o ábaco,responda o que se pede nas atividades:


1) Retire uma unidade do número 30. Quanto ficou?

Resposta: 29

2) Acrescente uma unidade ao número 99. O que aconteceu?

Resposta: 100

3) Acrescente uma dezena e 2 unidades ao número 250. E agora o que aconteceu?Resposta: 262




    A atividade acima foi realizada com uma criança do 2º Ano do Fundamental I (7 anos-sexo:feminino). Ela teve um pouco de dificuldade no início para entender onde ficava a unidade,dezena,centena.Primeiramente expliquei como funcionava o abaco,pois ela ainda não aprendeu a calcular com o abaco,não é utilizado na aula de matemática da escola onde estuda,ela  faz as contas no papel e algumas mentamentalmente.
    Ao final da atividade,elogiou o ábaco,dizendo que era divertido por ser colorido e que queria "brincar de novo" outro dia.O ábaco utilizado é  parecido com a imagem acima.


Mais sugestões de atividades .Disponível em:
http://formacaocontinuadasmec.blogspot.com.br/2011/05/sugestao-de-atividade-de-matematica.html

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Sites com ábacos virtuais


Use-o e divirta-se.Disponível em:

http://escolovar.org/mat_abaco_gordon.swf

http://www.ictgames.com/abacusInteger.html



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Abaixo um video de uma aula de matemática,onde os alunos após confeccionarem cada um o seu ábaco com produtos recicláveis.Resolvem atividades;contas de adição, propostas pelo professor.O ábaco confeccionado usa bastões em vez de discos.


ALUNOS DO 3° ANO DO PROFESSOR DIMAS DE MELLO BRAGA,REALIZAM OPERAÇÕES MATEMÁTICAS COM AUXILIO DO ÁBACO




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